domingo, 3 de agosto de 2008

Katie Melua




«Katie Melua nasceu Ketevan Melua em 1984, na Georgia. Com oito anos parte para a Irlanda devido à guerra civil que assolava a ex-república Soviética, para aos catorze anos fixar-se na Inglaterra onde ainda vive.

Actualmente, Melua fala três línguas: georgiano, russo e inglês. A sua carreira artística começa em 2000, quando participa no concurso televisivo "Stars Up Their Noses" do qual sai vencedora com a sua interpretação de 'Without You', dos Badfinger. Mais tarde estuda música na BRIT School for the Performing Arts. Por esta altura, quando já compunha as suas próprias canções, conheceu aquele que viria a ser o seu futuro manager, Mike Batt, e também o seu actual namorado, Luke Pritchard, dos The Kooks.

Em 2003 assina com a editora Dramatico e trabalha com um conjunto de artistas onde se incluia Randy Newman, na preparação dos temas que viriam a fazer parte do seu álbum de estreia "Call Off The Search", editado em Novembro daquele ano.

O registo atinge o primeiro lugar do top britânico de vendas em Janeiro de 2004, ajudado pelo sucesso de singles como 'The Closest Thing to Crazy' e o tema título 'Call Off The Search'.

A sonoridade de Melua, que canta e toca guitarra, conquista admiradores daquele registo entre o jazz, o blues e o pop, confirmando a jovem compositora como uma das revelações da música britânica de 2004. Um ano depois chega o segundo álbum, "Piece by Piece".

Adepta das actividades radicais, já fez salto em queda livre e teve lições de voo, Melua instituiu um recorde no Livro do Guinness, ao dar o concerto mais profundo de sempre, a 303 metros abaixo do nível da água, numa plataforma de petróleo no Mar do Norte em 2006.

O terceiro registo da britânica chega em 2007 com o título de "Pictures", por ser em grande parte uma homenagem ao cinema, mundo onde Melua também já entrou, com uma pequena participação num falso trailer para o filme "Grindhouse".»




1 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida uma grande cantora, possuidora duma voz deslumbrante, é difícil não nos deixarmos encantar e embalar ao ouvi-la.
Obrigada, :)